quinta-feira, 10 de junho de 2010

PROJETO: FESTA JUNINA EM RITMO DE COPA

 

image

A Secretaria Municipal de Educação de Granja está lançando para o mês junino o projeto “Festa Junina em Ritmo de Copa”.

Titulo: Dançando, jogando e aprendendo através da leitura e da escrita.

Justificativa:

A Secretaria de Educação em parceria com as escolas municipais, desenvolve no mês de junho o projeto “Festas Juninas” integrando se com a Copa do mundo o referido projeto, socializará as festas juninas com os jogos da copa, desenvolvendo ações concretas e participativas em benefício do domínio da leitura e da escrita.

Problemática

Diante das dificuldades que giram em torno da leitura e da escrita que ações a escola pode desenvolver para minimizar esta situação aproveitando as festas juninas e a Copa.

Objetivos:

  • Conhecer, valorizar as características das festas juninas e das diversas culturas;
  • Identificar as danças, musicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada pais.
  • Conhecer a historia das Copas;
  • Identificar cada País e os dias que joga;
  • Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema trabalhado.
  • Promover a festa junina na escola.

Conteúdos

- Texto informativo, poesias, musica, juninas, quadrinhas, caça palavras e cruzadinha, brincadeiras, receitas, origem da festa junina.

Metodologia

  • Divulgação do projeto na escola
  • Estimulação dos alunos a coletarem informações como língua dialética, cultura, historia e outros sobre o país que irá sediar a copa e os lugares onde aconteceram as festas juninas;
  • Elaboração de atividades diversificadas e lúdicas que envolvam a leitura e a escrita, destacando as temáticas das festas juninas e da copa.
  • Incentivo aos alunos para a participação e o desenvolvimento das atividades propostas no projeto.
  • Apresentação dos trabalhos realizados, como exposição, quadrilhas, desfiles, musicas, poemas, comidas típicas, brincadeiras etc.

Em breve postaremos as fotos da culminância do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário