Este Projeto tem como objetivo principal, sensibilizar os alunos dos dois países para o Novo Acordo Ortográfico e aumentar a motivação dos elementos da comunidade escolar para expandir a utilização das TIC na prática pedagógica .
Criar-se-á um circuito de escrita com intencionalidade comunicativa. Desta forma, os textos produzidos têm o objetivo de divulgação on-line, estimulando-se, assim, a construção partilhada e a criação de uma rede de significações, potenciando a reflexão da escrita enquanto meio privilegiado de comunicação e enquanto processo comunicativo, tal como se pressupõe no Novo Programa de Português.
Considerando-se as tendências atuais, o intercâmbio virtual entre participantes do Projeto Intercâmbio Cultural e virtual Brasil/Portugal, coloca-se como uma proposta de trabalho enriquecedora uma vez que forma uma efetiva comunidade virtual de trocas de informações e de aprendizagem; incorpora as novas tecnologias da informação e da comunicação ao trabalho da sala de aula, buscando incentivar o uso pedagógico da internet nas escolas participantes; Estimula a abordagem do tema pluralidade cultural e suas implicações num contexto internacional.
Professores e alunos dos dois países participam de atividades e troca de informações através de e-mails e de blogs, compartilhamento de atividades, fotos que retratem a história dos dois países, produções literárias, e publicação de materiais nos blogs a fim de conhecer uns aos outros e aprender sobre suas escolas, comunidades locais e países
Criar-se-á um circuito de escrita com intencionalidade comunicativa. Desta forma, os textos produzidos têm o objetivo de divulgação on-line, estimulando-se, assim, a construção partilhada e a criação de uma rede de significações, potenciando a reflexão da escrita enquanto meio privilegiado de comunicação e enquanto processo comunicativo, tal como se pressupõe no Novo Programa de Português.
Considerando-se as tendências atuais, o intercâmbio virtual entre participantes do Projeto Intercâmbio Cultural e virtual Brasil/Portugal, coloca-se como uma proposta de trabalho enriquecedora uma vez que forma uma efetiva comunidade virtual de trocas de informações e de aprendizagem; incorpora as novas tecnologias da informação e da comunicação ao trabalho da sala de aula, buscando incentivar o uso pedagógico da internet nas escolas participantes; Estimula a abordagem do tema pluralidade cultural e suas implicações num contexto internacional.
Professores e alunos dos dois países participam de atividades e troca de informações através de e-mails e de blogs, compartilhamento de atividades, fotos que retratem a história dos dois países, produções literárias, e publicação de materiais nos blogs a fim de conhecer uns aos outros e aprender sobre suas escolas, comunidades locais e países
ESCOLAS PARTICIPANTES:
BRASIL - CEARÁ
Secretaria Municipal de Educação
- NORBERTO AGUIAR BRAGA (Sec. de Educação)
- UMBELINA ROCHA VERAS (Ass. Técnica)
- MARIA DE FÁTIMA DA SILVA
- FRANCISCO ANAILTON DA SILVA
- FRANCISCO FELLIPE BARROS DA FONSECA
GRANJA-CEARÁ-BRASIL
- EEF ARZÍLIA MOTA
José Lira Dutra - Professor de História
- EEF SENADOR ESMERINO ARRUDA
Marcos Aurélio da Fonseca
Professor do laboratório de Informática
- CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL – CERU
Professora: Maria Helenice Teixeira Telésforo
- PORTUGAL
ESCOLA E B 2.3 DE STA. IRIA DE AZÓIA
DULCE GONÇALVES - Professora de Português
MONIQUE MENDONÇA - Professora de Português
MONIQUE MENDONÇA - Professora de Português
MARIA JOSÉ COSTA - Professora de Português
CRISTINA COSTA - Professora de Português
Nenhum comentário:
Postar um comentário